No passado dia 26 de outubro, o Madeira Tecnopolo acolheu a 2ª edição do Concurso “Ecoture – Moda e Empreendedorismo Sustentável”, uma iniciativa dinamizada pelo Projeto ECG-Educação para a Cidadania Global/UNESCO, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, em parceria com a marca de roupa SKYFREE.  Foram 13 os finalistas que apresentaram as suas criações num desfile de moda na feira “Cidade do Empreendedor”, evento promovido pela AJEM – Associação de Jovens Empresários, onde foram distinguidos os melhores trabalhos em três categorias: “Prémio Ecoture Escolas”, “Prémio Ecoture Sustentabilidade” e “Prémio Ecoture Negócio”.

A Escola Dr.º Augusto da Silva destacou-se através de quatro coleções feita a partir de  reaproveitamento de tecidos tendo alcançado o “Prémio Ecoture Escolas”.


As alunas da escola Dr.º Augusto da Silva, Leonor Fernandes e Jéssica Melim foram as as vencedoras do “Prémio Ecoture Escolas” com a coleção “Saias Retalhadas”, feitas a partir de sobras de tecido com apontamentos em bordado Madeira. Com o prémio recebido e o valor da venda de algumas peças das colecções apresentadas pelas alunas, toda a turma (CEF Costureira/ Modista) irá realizar uma viagem de catamarã com os professores da componente tecnológica: Maria José Mendonça, Rosa Câmara e Pedro Ângelo.

Todas as peças recebidas estiveram em exposição na referida feira entre 24 e 27 de outubro.

Segundo a organização, o concurso recebeu este ano, mais de duas centenas de peças criativas de vestuário e acessórios tenho ultrapassado o número do ano transato. À semelhança da 1ª edição, participaram no evento alunos de escolas portuguesas e estrangeiras (Reino Unido e África do Sul).

Refira-se que o concurso “Ecoture” assenta no objetivo nº 12 da ONU “Consumo e Produção Responsáveis” e tem como principal objetivo premiar e divulgar as ideias mais criativas e inovadoras que promovam a sustentabilidade no setor da moda e que tenham viabilidade económica, social e ambiental.

Iolanda Reis, apresentou a coleção "Lantejoulas", apostando na transformação de roupas e aplicação de lantejoulas tendo arrecadado o “Prémio Ecoture Sustentabilidade” e o “Prémio Ecoture Negócio” foi atribuído a Pedro Ângelo, docente da escola Dr. Ângelo Augusto da Silva, que participou a título individual com a Coleção "Luzinha", que consistiu na transformação de camisas em vestidos de crianças.

Foto por Manuel Araújo.