Horários Clubes Projetos

Já se encontra disponível os horários das atividades de Enriquecimento Curricular para o presente ano letivo.
Nos links que se seguem, poderá consulta o mapa das atividades bem como descarregar a ficha de inscrição para os Encarregados de Educação preencherem e entregar ao Director de Turma assinado.

 

 - Mapa das atividade: https://bit.ly/35DNkFl (atualizado a 28/11/2019)
 - Ficha de Inscrição: https://bit.ly/2nbwmNx

 Nota: Tem havido alterações no mapa de atividades devido à necessidade de substituições de docentes por motivo de doença.

 

Para o ano letivo 2019/2020, a Escola disponibiliza os seguintes projetos:

 

{slider Baú da Leitura |closed|green}

Foto Baú de Leitura

O Baú de Leitura é um projeto da responsabilidade da DRE. Alguns dos seus objetivos são: sensibilizar para a leitura e a escrita lúdicas, promover as obras de escritores nacionais e regionais, criar espaços de reflexão de debate no âmbito do livro e da leitura, dinamizar os livros integrados nos baús, favorecer o intercâmbio entre escolas, partilhar conhecimentos, experiências e definir estratégias de atuação, estimular um maior conhecimento no domínio da Língua Portuguesa, incutir o gosto pela leitura expressiva e dramatizada de diferentes tipologias textuais, congregar alunos de diferentes turmas e de diferentes estabelecimentos de ensino, incutir o gosto pela leitura de livros de cariz infanto-juvenil, desenvolver a componente da escrita recreativa como prática pedagógica, etc..
Das atividades obrigatórias propostas serão dinamizados os seguintes concursos: Triatlo Literário, Flashes Literários e Concurso de Declamação de Poesia. Relativamente às atividades facultativas, serão efetuadas as seguintes: dinamização dos 70 livros inseridos nos dois baús, os quais ficam na Biblioteca para serem requisitados por toda a comunidade escolar; Campanha “Traga um livro para o Baú”; comemoração de algumas efemérides; “Nas asas do génio madeirense” que inclui palestras com escritores.

A dinamizadora do Projeto:
Ana Lúcia Araújo

Emília Silva

{/sliders}

{slider Linhas Levada |closed|green}

linhas levadaUma equipa de trabalho unida é mais forte, mais inteligente e tem mais probabilidade de alcançar o sucesso! O Linhas da Levada é o nosso jornal e conta com a participação de toda a comunidade escolar na produção de trabalhos a serem publicados em cada uma das suas edições trimestrais. Desde notícias a reportagens, visitas de estudo/projetos/clubes, atividades desportivas/recreativas, artigos de opinião, recomendação de livros, filmes, músicas, fotografias e passatempos, o nosso jornal propõe-se a ser uma publicação plural e completa.

 

{/sliders}

{slider Teatro - O Comboio |closed|green}

O Grupo Cartaz Teatro 2018 19.jpegO Comboio pretende ser uma experiência de integração e desenvolvimento pessoal assente na experiência da dramatização. Desenvolvimento da linguagem, de competências comunicativas, relacionais, algumas das competências a atingir.

Os dinamizadores do Projeto:

Dalila Pestana

Isabel Morgado

Helena Antunes

 

 

 

{/sliders}

{slider WebRádio EBSAAS |closed|green}

Logo radio ebsaas com link siteQueremos ajudar-te a estar sempre ligado a tudo o que se passa na nossa Escola. Nós esforçamo-nos para oferecer não só um espaço musical, mas também um espaço de divulgação de todas as atividades da nossa comunidade educativa.

A rádio EBSAAS tem como Objetivo:

  • Divulgar com a transmissão e produção de programas, de forma a ir ao encontro das políticas escolares dentro de várias áreas culturais, científicas, pedagógicas e também lúdicas.

Moldes de funcionamento da rádio:

  • Todas as atividades que tenham gravações de Audio/Video (entrevistas, palestras, etc), devem ser enviadas por email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (basta utilizar um simples telemóvel para gravar). 
  • As sessões em direto serão às 3 e 6 feiras entre as 11h00 e as 11h30.
  • O material enviado numa semana só irá para "o ar" na semana seguinte (ou seguintes), dependendo do volume de material enviado, pois terá de ser revisto  e selecionadas as partes mais relevantes para construir a sessão a transmitir.
  • Todas as emissões vão ficar disponíveis no site: www.radioebsaas.pt

António Pestana

{/sliders}

{slider Clube DELF |closed|green}
Clube DELFNo mundo atual, falar apenas uma língua estrangeira não é suficiente.
Um aluno que domine vários idiomas multiplica as suas possibilidades no mercado de trabalho, quer no seu próprio país, quer no plano internacional. O Clube DELF surge para facilitar e consolidar a aprendizagem do Francês, beneficiando de uma metodologia dinâmica de ensino e dando a possibilidade de obter um diploma oficial dispensado pelo Ministério da Educação Nacional Francês.

 


{/sliders}

{slider Clube Ebsaas Videofoto |closed|green}
O EbsaasVideofoto pretende formar os alunos interessados nesta área e prepara-los nos aspetos estéticos da fotografia/vídeo digital para participar em concursos desta área e contribui para ampliar o arquivo digital da escola, já que procura registar as atividades curriculares e extracurriculares realizadas ao longo do ano.
Procura influenciar de um modo positivo os alunos e professores nas várias atividades de forma interveniente e dinâmica de modo a contribuir para a divulgação das diversas atividades através de apresentações multimédia nas redes sociais, nomeadamente na página oficial do facebook da escola.
Este projeto surgiu na escola com este formato associado ao vídeo e à fotografia no ano de 2000 com o nome de Projeto de Multidisciplinar de Vídeo e Fotografia – LEVADA 2000 e por onde já passaram muitos alunos e alguns docentes que deixaram o seu precioso contributo. Sempre foi e é coordenado pela docente Graça Cassaca que recolhe, supervisiona e divulga as atividades registadas ao longo do ano letivo.

Estamos no facebook em: https://www.facebook.com/Ebsaas-Videofoto-927816243919746/

{/sliders}

{slider Projeto Xadrez |closed|green}
O projeto Xadrez procura dar a conhecer um jogo de estratégia com enorme impacto internacional aos alunos da escola.
Os alunos conhecedores das regras de Xadrez irão aprender a melhorar o seu desempenho nas partidas realizadas na sala 2.8.
Quem desconhecer o jogo de Xadrez irá aprender a jogar de forma faseada ao longo do ano letivo, sob a orientação do professor José Luís Freitas do grupo 500 (Matemática), a apoiar nos momentos de aprendizagem, com diferentes tipos de estratégias de modo a cativar quem está a aprender um jogo muito enriquecedor, no nível cognitivo, social e emocional.


No final de cada período, os alunos inscritos no projeto Xadrez poderão participar num torneio aberto a todos aos alunos inscritos na escola e podem participar no II Torneio de Xadrez do Desporto Escolar 2020.

Horário e local de funcionamento:
  • Segunda-feira e Terça-feira: 14h às 14h 45 e 15h às 15h45
  • Sexta-feira: 13h 15 às 14h45

{/sliders}

{slider VivAmente |closed|green}
O nosso projeto visa desenvolver na escola práticas de atenção plena (Mindfulness) para ajudar a desenvolver estratégias que façam com que os alunos:
 - se sintam mais felizes, calmos e realizados;
 - se relacionem melhor com os outros;
 - se concentrem e aprendam melhor;
 - lidem com o stress e com a ansiedade;
 - tenham um melhor desempenho global.
E deste modo ajudar também os professores a vários níveis.

A cargo das Professoras: Graça Cassaca, Cristina Rodrigues e Sandra Freitas.
Estamos no facebook em: https://www.facebook.com/groups/2644525628945563/
{/sliders}

{slider Atelier das Artes |closed|green}
O Atelier das Artes tem como ojetivo criar um espaço aberto e livre, à criatividade, à experimentação, à exploração e ao desenvolvimento essencialmente de práticas e contacto com diversos materiais e técnicas.

Enquanto modo de conhecimento de um conjunto de técnicas e modos de atuar propícias ao desenvolvimento da destreza manual e motricidade fina.

Proporcionando assim, uma aprendizagem de forma liberta e ao mesmo tempo condicionada num espaço de abertura à experiência e à descoberta.

 
{/sliders}

{slider DSEAM - LevadArte|closed|green}

O projeto DSEAM tem o nome da sigla do departamento artístico da Secretaria Regional de Educação. A sigla DSEAM significa Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. No Plano de Projetos e Clubes, onde está escrito DSEAM, foi incluída a designação LevadArte (a qual se pode ler de diversas maneiras).  

Este Projeto tem como objetivo final representar a escola na Exposição de Final de Ano, em junho, na Avenida Arriaga pela Semana da Expressão Plástica.

Entretanto, até lá, outros trabalhos e projetos serão realizados.

O Projeto Oficina é tutelado e desenvolvido pela professora Ana Luísa Suzano Mendes (grupo 240) .

O Projeto Oficina acontece às segundas-feiras na sala 6.10 das 13h15 às 15h45; às quartas-feiras na sala 6.9 das 14h às 15h45.

{/sliders}

{slider A minha escola é fixe|closed|green}

O projeto «A minha escola é fixe!» surgiu da necessidade de proporcionar aos novos alunos uma melhor transição entre o primeiro e o segundo ciclos, promovendo, em simultâneo, uma boa integração na nova escola proporcionando momentos de lazer, de aprendizagem e interação entre alunos de diferentes idades e anos de escolaridade dando a conhecer tradições e estimulando a criatividade e o raciocínio.

A ideia foi apresentada pela primeira vez e aprovada em Conselho Pedagógico no final do ano letivo 2008/2009, tendo tido início no ano letivo seguinte: 2009/2010.

{/sliders}

 {slider  Projeto de Jogos Matemáticos|closed|green}

 

O Projeto Jogos Matemáticos é um Projeto da Secretaria Regional de Educação que pretende promover o desenvolvimento de competências matemáticas nomeadamente ao nível da concentração na dinâmica de um jogo de tabuleiro; na visualização de sequências de jogadas (previsão de uma sequência de ações); na ponderação e na avaliação de alternativas baseadas em processos de decisão (“pensar primeiro, agir depois”).

O jogo matemático é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição, de uma forma lúdica muito rica. Os jogos de equipa podem ainda favorecer o desenvolvimento pessoal e social. 

Neste ano letivo será organizado na escola um Torneio de Jogos Matemáticos para alunos do 2.º e do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Os vencedores representarão a escola no 4.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos da Madeira (http://crjmram.wixsite.com/crjmram).

Horário de funcionamento: quartas feiras das 14:00 às 14:45 e das 15:00 às 15:45.

Local: Sala de arquivo (1º andar)

 

{/sliders}

{slider RBES (Rede de Bufetes Escolares Saudáveis)|closed|green}

Este é um projeto da EBSAAS inserido no programa RBES – Rede de Bufetes Escolares Saudáveis que tem como objetivo chamar a atenção dos alunos para a importância da escolha de uma alimentação saudável e da prática de atividade física.  

Promovido pelas Professoras Luísa Pinto e Lina Silva (Grupo 430).

Suportado por um Blogue: https://clubecomabemvivamelhor.blogspot.com/2019/10/clube-100-saudavel.html

{/sliders}

{slider Educação Financeira|closed|green}

Projeto da EBSAAS, que tem como objeto a sensibilização da comunidade escolar e em particular dos alunos para a necessidade de fazer escolhas informadas no âmbito das suas finanças pessoais e, de uma gestão adequada do seu orçamento e das suas poupanças.

A cargo das Professoras Luísa Pinto e Lina Silva (Grupo 430).

Suportado por um Blogue: https://clubedeboascontas.blogspot.com/2019/10/clube-de-boas-contas.html#more

{/sliders}

 {slider Clube Europeu|closed|green}

O CLUBE EUROPEU – O LEVADA, da EBSAAS, nasceu no ano letivo 2016/2017 e, tem como objetivo a transmissão do espírito europeu a toda a comunidade escolar, permitir aos alunos a participação em atividades no domínio da educação europeia, possibilitar-lhes o conhecimento de aspetos económicos, históricos, geográficos e culturais dos outros países membros bem como sobre as suas instituições,  os estados membros e, sensibilizá-los para a compreensão e tolerância recíprocas contribuindo para a consciência da interdependência europeia e mundial e a necessidade de cooperação.

A cargo dos Professores António Gomes (grupo 500), Marcelina Spínola, Luís Saraiva, Lina Silva e Luísa Pinto (Grupo 430)

Suportado por uma vitrine no átrio principal e o Cantinho da Europa, na biblioteca.

{/sliders}